segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Hoje o assunto é EPICONDILITE LATERAL!

Dentro dos meus estágios tenho aprendido muitas coisas,diferentes patologias,seus tratamentos e também tive contato com várias dúvidas que os pacientes possuem a respeito de determinadas lesões.Vou esclarecer hoje alguns aspectos relacionados a epicondilite lateral,que por incrível que pareça, tem aumentando em número,principalmente por conta dos esforços repetitivos.
Mas o que é EPICONDILITE LATERAL? Trata-se de uma lesão situada na região lateral do cotovelo que tem por denominação anatômica EPICÔNDILO. O sufixo ITE caracteriza uma inflamação,então pela nomenclatura epicondilite se trataria de uma inflamação do epicôndilo.Porém existe controvérsias a respeito disso,pois muitos autores relatam em suas literaruras que pelo esforço repetitivo essas estruturas sofreriam microtraumas e após vários estudos foi registrado anormalidades histológicas caracterizando um processo degenerativo.Portanto todas as estruturas que se localizam no epicôndilo lateral(tendões dos músculos extensores do punho e dos dedos e ligamentos)estão envolvidas nesse processo degenerativo,caracterizando assim,um quadro de tendinose. Se não for tratada,a lesão pode causar necrose das estruturas pelo fato de a irrigação sanguínea ser deficiente nesta região.

A EPICONDILITE LATERAL é popularmente conhecida como "cotovelo de tenista" pelo fato de os jogadores  utilizarem de movimentos repetitivos durante o esporte que causam estresse nas estruturas citadas.Apesar do termo “cotovelo do tenista”, esta lesão não acomete apenas os esportistas,mas sim qualquer pessoa que use de movimentos repetitivos demasiadamente e acabem afetando as estruturas sem nehuma prevenção ou cuidado.

A queixa mais comum é a dor localizada na região lateral do cotovelo e antebraço, com piora ao segurar objetos pesados ou mesmo um copo com água.O paciente pode apresentar déficit de força e dor ao solicitar o movimento de extensão do punho. O diagnóstico é essencialmente clínico, com alguns testes especiais,dentre eles o mais específico é o TESTE DE COZEN. O tratamento para a epicondilite na maioria das vezes é conservador,sendo a FISIOTERAPIA de extrema importância.Um programa de reabilitação deve ser iniciado antes do agravamento dos sintomas para que o tratamento não seja prolongado.Relativamente pucos casos (5 a 10 % ) da epicondilites necessitam de cirurgia. Um bom protocolo de tratamento e a colaboração do paciente são essenciais para uma boa recuperação.

Vale salientar que a prevenção é algo de extrema importância,então para qualquer atividade que exija esforço repetitivo é necessário que os indivíduos façam pausas ativas e passivas no decorrer de seus trabalhos e estejam sempre alongando toda a musculatura para prevenir não só a epicondilite,mas diversas outras lesões que serão cometadas em outras postagens. Até a próxima!

Referências:
PLACZEK, Jefrey. BOYCE, David. Segredos em Fisioterapia Ortopédica. Porto Alegre.Artmed, 2004.
ANDREWS,James.Reabilitação das Lesões Desportivas.Guanabara Koogan,2003.

3 comentários:

  1. Natália, parabéns pela matéria e também pelo blog.

    Sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua explicação, hoje me foi diagnosticado esse problema como tendinose. Parabéns pelo blog!!
    Beatriz Carvalho

    ResponderExcluir