quarta-feira, 2 de março de 2011

Risco de lesões musculares e articulares aumentam durante o Carnaval.

Carnaval é uma época em que as pessoas costumam abusar em alguns quesitos que variam desde a alimentação até o esforço físico. Afinal de contas, é tempo de muito samba no pé, ao ar livre ou em clubes, e longos percursos atrás de blocos de rua. Para que os exageros do carnaval não causem consequências para a saúde, especialmente para os mais sedentários, e só existam boas lembranças deste período, é preciso se precaver para evitar quedas e lesões.
De acordo com o chefe do Centro de Trauma Ortopédico do Adulto do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), Leonardo Rocha, os riscos da folia acabar antes do tempo não são poucos. Quem decide passar os quatro dias a todo vapor, sem uma preparação prévia, corre o risco de sofrer lesões dos tendões do pé, tornozelo e joelho; inflamações das articulações do joelho, tornozelo e pés; lesões musculares e câimbras. “O ideal é iniciar uma programação antecipada de exercícios físicos visando um condicionamento aeróbico para enfrentar a maratona dos blocos e dos desfiles”, ressalta o especialista.
As caminhadas em terrenos planos com calçados adequados (tênis e meias) são ótimas sugestões, de acordo com o ortopedista. Já na areia, a atividade deve ser realizada com mais cuidado. “É importante caminhar próximo da água (onde a faixa de areia é mais dura). O praticante deve fazer o mesmo percurso e levar o mesmo tempo da ida na volta, para se evitar uma carga de exercício maior apenas de um lado do corpo. Quem prefere a areia mais “fofa”, onde o gasto calórico é maior, tem que ficar atento ao desgaste articular que normalmente ocorre nos joelhos”, alerta.
Outra dica são as aulas de natação, que proporcionam condicionamento cardiovascular e respiratório. As aulas de ginástica aeróbica, sempre precedidas de alongamentos, aumentam a resistência dos músculos.
Com estes cuidados prévios, Rocha garante que o folião vai estar reduzindo os riscos de torções no pé, tendinites ou qualquer outro tipo de lesão. Qualquer uma das atividades vai favorecer o fortalecimento do complexo articular (ligamentos, tendões, músculos e ossos). “Fundamental ainda é sempre alongar braços, pernas e coluna antes e depois de cair na farra”, acrescenta. Os calçados confortáveis, preferencialmente os tênis com sistema de amortecimento na parte posterior, muito líquido e uma alimentação balanceada completam a lista de medidas para a saúde chegar intacta à quarta-feira de cinzas.

Fonte:jornalminuano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário