segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Encaixe MAS- Um novo conceito em prótese.

Olá pessoal, essa postagem que segue é um breve resumo a respeito do meu trabalho de conclusão de curso.Estou desenvolvendo uma pesquisa que visa avaliar a funcionalidade da prótese MAS- MARLO ANATOMIC SOCKET.
Para pacientes que sofreram amputação transfemural (a nível do fêmur), torna-se necessário a prescrição de uma prótese destinada para os seguintes fins: complementação do membro, sustentação de peso e marcha. Apesar de já existir próteses para esses fins,muitas delas não são anatomicamente confortáveis e até limitam determinados movimentos por conta do tipo de encaixe.  A prótese MAS é tida no mundo como um  novo e moderno design em prótese. Foi desenvolvida pelo engenheiro e protesista  mexicano, Marlo Ortiz. A mesma possui uma configuração mais anatômica, que permite um maior controle da massa muscular contida no encaixe e, principalmente, uma mobilidade maior de movimentos e conforto ao sentar. Em encaixes quadriláteros ou CAT-CAM, o paciente quando senta apóia o ísquio no encaixe gerando desconforto e uma posição desalinhada do quadril pelo fato de um lado ficar mais alto que o outro. No encaixe MAS isso não acontece porque na posição sentada o ísquio fica apoiado diretamente na cadeira sem limitações de flexão também. O desenho mais baixo na parte proximal permite maior mobilidade e esteticamente é muito mais aceitável. Os encaixes podem ser feitos em material rígido, flexível e com opção de suspensão por sucção ou linear de silicone.
Dr.Marlo Ortíz(criador da prótese)
            O design MAS oferece um gama de vantagens, dentre elas: maior conforto na posição sentada; fácil colocação (reduzindo restrição proximal);  amplitude de movimento da articulação do quadril ilimitado incluindo a   rotação externa do quadril; melhor controle da prótese; mais de estabilidade; melhoria da propriocepção; melhor estética e consequentemente um melhor padrão na marcha, uma vez que o objetivo principal dos pacientes com amputação  é obter uma deambulação ativa, independente e o mais fisiológica possível, com o uso da prótese.

O referido estudo tem como objetivo avaliar os pacientes amputados e protetizados da ortopedia Boa Viagem-Recife-PE, através do questionário FMA-Medida Funcional para Amputados, afim de detectar o grau de independência funcional desses indivíduos.  Este trabalho torna-se relevante devido a escassa literatura acerca do tema e também da não existir nenhuma publicação em língua portuguesa que possa favorecer a comunidade científica brasileira.
Mais novidades,postarei aqui no blog.
Referências:

             FAIRLEY, M.: M.A.S. Socket: A Transfemoral Revolution, O&P Journal 6, 2004.
LIANZA,Sérgio. Medicina de Reabilitação: Associação brasileira de medicina física e reabilitação. Academia Brasileira de medicina de reabilitação. Quarta edição- Rio de Janeiro.Guanabara Koogan ,2007.
         PIRO, M.: Hält der M.A.S.-Schaft, was er verspricht? Orthopädie Technik,v. 5 (2006), 348-357.



          ORTIZ, R. M. M.A.S.-Konstruktion für Oberschenkelprothesen- M.A.S. Design for Transfemoral Prostheses. Orthopädie-Technik, v. 4 (2007),240-247.

Um comentário:

  1. Existe, no Brasil, lempresa comercializando essa protese? Qual o endereço?

    ResponderExcluir