sábado, 5 de fevereiro de 2011

Gestantes devem fazer exercício durante a gravidez?

713938 sxc Gestantes devem fazer exercício durante a gravidez?Quem responde essa e outas questões é Ana Paula Pessanha Marques, fisioterapeuta da equipe do Serviço Integrado de Fisioterapia do Hospital Santa Catarina, em São Paulo.
1. É bom fazer exercício durante a gravidez?
Sim, é bom fazer exercício durante a gestação e ele deve ser iniciado após a 12ª semana e pode continuar até aproximadamente a 37ª semana, dependendo da evolução da gestação e segundo indicação médica. Caso a gestante já esteja fazendo atividade física, não é necessário parar nestas primeiras semanas, mas o ritmo e intensidade precisam ser diminuídos.
2. Quais os benefícios para as mulheres grávidas?
Os benefícios são muitos, como: melhora da autoestima, da consciência corporal, da coordenação motora, alongamento muscular, alívio das tensões musculares, diminuição do estresse emocional, fortalecimento muscular, facilitação do retorno no pós-parto, correção postural e se for feito em pequenos grupos, melhora a socialização.
3. Que tipos de exercícios são indicados?
A hidroginástica está entre os mais procurados, assim como a ioga e o pilates. A caminhada também é indicada e a musculação, desde que leve.
O Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia (ACOG) recomenda exercícios de baixa intensidade, com frequência média de três vezes por semana, pois as gestantes devem manter o consumo de oxigênio entre 50% e 60% do volume de oxigênio (VO2) máximo, com frequência cardíaca entre 120 e 140 bpm.
4. Quais exercícios devem ser evitados?
Devem-se evitar exercícios com muito impacto ou que apresentem risco de queda ou trauma, tais como: equitação, ski, saltos, corrida, jumping, tênis, vôlei, basquete, futebol, etc.
5. O acompanhamento médico é necessário?
Sim, é extremamente necessário, tanto na indicação da atividade física quanto no decorrer de toda a gestação, para que tanto a mãe quanto a criança não corram risco algum nesse período.

da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário