sábado, 5 de fevereiro de 2011

Gravidez: acupuntura pode ajudar na fertilização in vitro.

963183 pregnancy Gravidez: acupuntura pode ajudar na fertilização in vitroDe acordo com artigo publicado na revista Fertility and Sterility, pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard concluíram que a acupuntura pode ajudar nos tratamentos de fertilização in vitro.
O estudo registrou que a maioria das mulheres que faziam o tratamento de infertilidade e se submetiam à terapia, apresentou diminuição significativa da ansiedade antes e após a transferência dos embriões. A pesquisa reforça estudos anteriores que demonstram a eficácia da técnica na regulação dos hormônios do estresse, cortisol e prolactina, durante a aplicação dos hormônios do tratamento de FIV (Fertilização In Vitro).
Acostumada a acompanhar mulheres com problemas de infertilidade, a médica fisiatra Adriana Athias, pós-graduada em acupuntura médica, garante que a técnica dá excelentes resultados. Segundo a especialista, o principal mecanismo de ação da terapia com agulhas é ativar o sistema nervoso por meio de neurotransmissores que atuam na modulação dos hormônios femininos.
Na fertilização in vitro, os estudos demonstram que o tratamento reduz o estresse emocional e aumenta o fluxo de sangue para a artéria uterina, melhorando o padrão de espessura do endométrio e deixando-o mais propício à implantação do embrião, explica Adriana.
Segundo a médica, o ideal é que as sessões comecem com a aplicação dos hormônios do tratamento de fertilização. Inicialmente, o procedimento ocorre uma vez por semana, e no período de transferência dos embriões, passa a ter intervalos menores, de dois ou três dias.
Em geral, o tratamento se estende por toda a gestação, principalmente durante o primeiro trimestre, quando a técnica ameniza desconfortos como enjoos, insônia e dores, completa a fisiatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário